terça-feira, 13 de setembro de 2011

Torta de banana integral
No paraíso dos surfistas cariocas, a Prainha, tem um quiosque que há uns 20 anos vende uma torta de banana integral espetacular. Conheci adolescente quando era natureba, mas não precisa ser, todos amam!


Hoje vejo até em loja de conveniência embaladinha no PVC, mas aquela...ainda estou à procura da receita perfeita. Essa aqui de baixo é uma tentativa, do blog mundodosabor. 



Ingredientes:

- 2 xícaras chá de aveia em flocos finos

- 2 xícaras chá de farinha integral

- 1 xícara chá de açúcar mascavo

- ¾ xícara chá de óleo de milho

- 800 gramas de banana nanica madura

- 80 gramas de ameixa preta

- Canela em pó

Para cobrir:

- 2 ovos

- ½ xícara chá de leite

- 2 colheres sopa de açúcar mascavo

Preparo
  
Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Numa forma refratária, coloque metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias longitudinais (de comprido) finas de banana, uma ao lado da outra, polvilhando canela e ameixa picada. Coloque o restante da massa e mais uma camada de banana. Despeje por cima uma mistura do leite, ovos, e então asse em forno médio por 20 minutos e depois baixe o fogo até dourar.

foto do blog



A minha tá no fogo há hooooras...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Muffins de parmesão do canseidemiojo

Felipe é louco pelo muffin do Starbucks, acho-os maravilhosos também - e caros. É claro que vale cada mordida e nem mesmo a percepção da grande quantidade de manteiga/queijo nos dá peso na consciência. Ele porque tem 14 anos, surfa, joga bola, anda de skate, bicicleta, não pára um minuto. E eu porque sou cara de pau mesmo. E amanhã é sempre dia de dar uma caminhada à beira-mar...
Pesquisamos os blogs e escolhemos duas receitas. Primeiro testamos o muffin do canseidemiojo (ótimo nome). O resultado ficou incrível! O modesto blogueiro Rafa só acha que ficou parecido com o do Starbucks, nós achamos igual. 
Receita no http://www.canseidemiojo.com.br/2010/09/cansei-de-pao-de-queijo-muffins-de.html
E aqui embaixo também, pra facilitar:
Muffins de Parmesão


Ingredientes:

- 250g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 Sachet de fermento biológico
- Pimenta do reino moída a gosto
- Tomilho a gosto
- Orégano a gosto
- 200g de queijo parmesão ralado
- 250ml de Leite
- 1 ovo
- 100g de manteiga sem sal derretida

* reserve parte do queijo parmesão para a finalização

Utensílios:
- Formas de muffins/cupcackes
* caso não tenha, use formas de empada e faça mini-muffins.

Passo 1, fazendo a massa.
- Misture o fermento com o leite morno e deixe descansar.
- Em outro recipiente misture a farinha de trigo, o açúcar, pimenta do reino, as folhas de tomilho, orégano e o queijo parmesão ralado.
- Adicione a mescla de leite e fermento, o ovo e a manteiga derretida, misture bem até obter uma massa cremosa.

Passo 2, formas.
- Unte as formas se necessário e preencha com a massa até a metade.
- Disponha mais uma porção de queijo parmesão com um pouco de orégano por cima de cada uma.
- Deixe a massa descançar por aproximadamente 1 hora
- Leve ao forno por cerca de 20 a 30 min (isso depende de sua forma e do forno) a 200ºC. 
- Desenforme, sirva e seja um gordinho feliz (pode pular essa parte).

Como estou sempre à procura da receita perfeita, vamos às conclusões:

O que deu certo: o sabor, fantástico.
O que deu errado: não ficou bojudinho como o da foto docanseidemiojo. vejam a foto do dele e do nosso abaixo, chapado como uma empada. da próxima vamos caprichar o visual.
o que usei e não estava escrito: queijo nacional tipo grana padano, preço do parmesão e sabor muito superior, mas para crianças e adolescentes o parmesão é melhor porque tem o paladar mais suave.
O que faltou na receita: dizer que tem que preaquecer o forno 10 minutinhos antes de colocar as formas. E se o seu forno tiver modo grill, colocar por 3 minutos pra dourar e deixar os queijinhos colocados no final bem torrados.. 
dúvidas: por quê o muffin não cresceu: por causa da forma, do tempo de descanso (passamos 10 minutos) ou do forno frio?

linda foto do canseidemiojo
[parmesanmuffin[19].jpg]

foto dos nossos (incomparáveis...)


até a próxima aventura dos aprendizes!