quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Muffins de parmesão do canseidemiojo

Felipe é louco pelo muffin do Starbucks, acho-os maravilhosos também - e caros. É claro que vale cada mordida e nem mesmo a percepção da grande quantidade de manteiga/queijo nos dá peso na consciência. Ele porque tem 14 anos, surfa, joga bola, anda de skate, bicicleta, não pára um minuto. E eu porque sou cara de pau mesmo. E amanhã é sempre dia de dar uma caminhada à beira-mar...
Pesquisamos os blogs e escolhemos duas receitas. Primeiro testamos o muffin do canseidemiojo (ótimo nome). O resultado ficou incrível! O modesto blogueiro Rafa só acha que ficou parecido com o do Starbucks, nós achamos igual. 
Receita no http://www.canseidemiojo.com.br/2010/09/cansei-de-pao-de-queijo-muffins-de.html
E aqui embaixo também, pra facilitar:
Muffins de Parmesão


Ingredientes:

- 250g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 Sachet de fermento biológico
- Pimenta do reino moída a gosto
- Tomilho a gosto
- Orégano a gosto
- 200g de queijo parmesão ralado
- 250ml de Leite
- 1 ovo
- 100g de manteiga sem sal derretida

* reserve parte do queijo parmesão para a finalização

Utensílios:
- Formas de muffins/cupcackes
* caso não tenha, use formas de empada e faça mini-muffins.

Passo 1, fazendo a massa.
- Misture o fermento com o leite morno e deixe descansar.
- Em outro recipiente misture a farinha de trigo, o açúcar, pimenta do reino, as folhas de tomilho, orégano e o queijo parmesão ralado.
- Adicione a mescla de leite e fermento, o ovo e a manteiga derretida, misture bem até obter uma massa cremosa.

Passo 2, formas.
- Unte as formas se necessário e preencha com a massa até a metade.
- Disponha mais uma porção de queijo parmesão com um pouco de orégano por cima de cada uma.
- Deixe a massa descançar por aproximadamente 1 hora
- Leve ao forno por cerca de 20 a 30 min (isso depende de sua forma e do forno) a 200ºC. 
- Desenforme, sirva e seja um gordinho feliz (pode pular essa parte).

Como estou sempre à procura da receita perfeita, vamos às conclusões:

O que deu certo: o sabor, fantástico.
O que deu errado: não ficou bojudinho como o da foto docanseidemiojo. vejam a foto do dele e do nosso abaixo, chapado como uma empada. da próxima vamos caprichar o visual.
o que usei e não estava escrito: queijo nacional tipo grana padano, preço do parmesão e sabor muito superior, mas para crianças e adolescentes o parmesão é melhor porque tem o paladar mais suave.
O que faltou na receita: dizer que tem que preaquecer o forno 10 minutinhos antes de colocar as formas. E se o seu forno tiver modo grill, colocar por 3 minutos pra dourar e deixar os queijinhos colocados no final bem torrados.. 
dúvidas: por quê o muffin não cresceu: por causa da forma, do tempo de descanso (passamos 10 minutos) ou do forno frio?

linda foto do canseidemiojo
[parmesanmuffin[19].jpg]

foto dos nossos (incomparáveis...)


até a próxima aventura dos aprendizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário